O granito é mais duro e resistente que o mármore, uma vez que é composto basicamente de três minerais (mica, feldspato e quartzo), enquanto o mármore é formado por um mineral e calcita. Ademais, o granito não possui tantos veios, sendo menos poroso que o mármore.
Em relação à coloração, o granito é mais mesclado e apresenta pontos pretos, enquanto o mármore possui uma cor mais uniforme. Uma maneira de identificar se a rocha é mármore ou granito é riscando a superfície: o mármore risca com mais facilidade, enquanto que o granito, devido sua resistência, a dificuldade para que isso aconteça é maior. O mármore tem veios mais evidentes e menos brilho que os granitos.
O granito é mais duro e resistente a ataques químicos do que os mármores. O mármore é mais suscetível a manchas e desgaste. O granito é mais resistente a absorção de água e ao desgaste abrasivo. O mármore é o mais bonito de todos os materiais de acabamento. Técnicas recentes em mineração, corte, manuseio e aplicação, permitiram aumento no seu uso na construção civil e na fabricação de objetos para uso domiciliar, como lavatórios, mesas, pisos internos como salas, halls, quartos e demais ambientes sociais.
O granito é indicado para revestimento de túmulos, áreas externas ou internas domiciliares como cozinhas, lavanderias, áreas de lazer, escadas, áreas comerciais, entre outros.
Na 1ª limpeza, logo após a instalação do produto (mármore ou granito) use lã de aço para remover com facilidade os respingos de massa utilizada na fixação, tendo sempre o cuidado para não arranhar a superfície da pedra.
Nunca limpe mármores e granitos polidos com água sanitária, ácido muriático ou qualquer outro material corrosivo. Deve-se utilizar apenas pano úmido para retirar a poeira do dia a dia, e se necessário, detergente neutro incolor. Qualquer substância colorida derramada acidentalmente sobre a pedra deve ser imediatamente enxugada com pano absorvente.
Em alguns tipos de mármores e granitos polidos, existem pequenas “porosidades” próprias do material, portanto a lustração não será 100% “fechada”, logo, estarão sujeitos à maior incidência na penetração de líquidos, portanto, cuidado com refrigerantes, óleos em geral, ferrugem, produtos com corantes, pois podem manchá-los de maneira definitiva.
Encerar o granito e o mármore uma vez por mês. Nas bancadas e tampos de mesa, a cera cremosa é a mais indicada. Ela mantém os poros das pedras fechados, evitando o acúmulo de sujeira. Antes das aplicações, tanto o mármore quanto o granito devem ser lavados com um produto próprio para retirar a cera, chamado de decerante.